O feminismo se faz necessário.

Arquivado em: , , ,
Quando uma mulher alega não ser feminista e solta de boca cheia que "odeia as feministas" me bate uma tristeza que eu não sei explicar, confesso que eu não sou a mais engajada no assunto, e que por vezes deixo escapar um discurso, mas que culpa nos mulheres temos se fomos criadas a viver em um sistema que oprime e diminui a mulher como se aquilo fosse o normal?

A primeira vez que eu li sobre gaslighting é que eu fui capaz de entender que sim, eu era feminista mas não sabia, e para as amigas que ainda não entendem gostaria de compartilha algumas experiencias que vivi e que vivo no dia a dia pra quem sabe, fazer vocês entenderem que o feminismo se faz necessário sempre.

Tenho 21 anos, e durante pelo menos uma década da minha vida me foi ensinado que uma mulher que merecia estar em um relacionamento, uma mulher sensata, a mulher perfeita tinha que ser uma mulher submissa. Não importa pelo que passasse tinha que aguentar calada e com um sorriso no rosto pois, a mulher que se expressa, a mulher que fica triste, com raiva, que é machucada e sente necessidade de expressar isso é uma mulher louca e logo, tem que ser descartada, pois não é a "mulher ideal".  Afinal,  é normal o homem trair, normal ele fazer coisas desrespeitosas que te deixem aflita e te façam se sentir insegura, e se você não é capaz de entender isso e tiver a audácia de cobrar respeito e consideração você é a louca possessiva, carente e desesperada.

Quando você sai na rua com uma roupa bonita, se maquia e sai por ai, não é porque você se sente bem consigo mesma, é porque você quer chamar atenção dos machos (ou de algum em particular), e se te faltam com respeito, te molestam e soltam cantadas que ferem sua integridade a errada da história é você, pois afinal, mulher que sai bonita e sozinha é porque ta pedindo esse tipo de atenção não é? 

E não vamos nem tocar no assunto de piadinhas infames que poem a inteligencia e a capacidade feminina em questão não é mesmo? Afinal, somos apenas objetos de prazer e procriação feitas para fazer a vida sofrida dos homens um pouco mais fácil.

Então amiga, sabe aquele garoto que chama a menina de vagabunda porque ela não quis ficar com ele na balada? Que chama alguma garota de exagerada porque ele faltou respeito com ela? Ou até mesmo chama a namorada de ciumenta, possessiva e maluca porque ele não soube respeitar e deixou ela insegura? Antes de apoiar o amiguinho, o crush ou seja lá o que for, se ponha no lugar dessa garota. Pense em todas as vezes que já fizeram você se sentir mau consigo mesma por conta dos seus sentimentos, que te culparam sozinha por coisas que outras pessoas fizeram você passar e pense se vale a pena apoiar o machismo de um garoto e entrar nesse discursinho só pra ficar mais próxima dele. 

Para que isso tudo mude, você tem que começar a mudar sua linha de pensamento e enxergar que o machismo que você não abre mão, não só prejudica as mulheres a sua volta mas a si mesma. Abra os olhos e tente desvirtuar esse machismo que foi implantado na sua cabeça e lembre-se sempre : Uma por todas, todas por uma.
Compartilhe !

19 comentários:

  1. Eita miga, que texto foda. Estou aqui digitando com os pés por que com as mãos estou aplaudindo, hahaha! Na verdade eu só li verdades, é chato mesmo ter homens tão machistas ao pesar que uma mulher, quando sai bonita, ou independente da roupa, sai pra provocar, que nada, as mulheres tem que sair da maneira que quer. Então quer dizer que se uma mulher está de mini saia, ela vai está querendo ser estrupada, ou algo do tipo? Claro que não, ela só quer ser arrumar, pra se sentir melhor, parece que nem isso mais pode, é um saco né? Eu amei, parabéns, que tenha mais textos como esse <3
    www.ficandosozinho.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adoro quando blogueiras falam sobre feminismo, sempre que tenho algo pra falar gosto de escrever sobre no meu blog também <3 É necessário fazer a informação circular, né? O machismo é tão enraizado e o feminismo tão endemonizado pelos movimentos contrários que as meninas mais novas crescem com uma ideia errada de que já conquistamos tudo o que temos direito, que o feminismo é inútil e etc. O feminismo é extremamente importante e é a ele que devemos inúmeros direitos que temos hoje, triste que isso seja tão pouco reconhecido :( As mulheres precisam se unir mais.
    Beijo, Bruna S. ♥
    Chanel Fake Blog

    ResponderExcluir
  3. Gostei do texto, foi bem escrito e bem explicado, amei.

    http://alinesecretplace.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adorei o texto e é tudo tão verdade! Também fico muito incomodada quando ouço mulheres a falar mal do feminismo, principalmente porque sem esse movimento a mulher estaria num lugar ainda pior. Não podíamos votar, não podíamos sair de casa sem o marido, eramos obrigadas a casar a uma certa idade, enfim. Eramos quase como animais com dono.
    Parece que hoje em dia as mulheres estão mais prontas a ficar do lado dos homens para se sentirem seguras do que unir forças pelas outras mulheres e isso tem mesmo de mudar.
    Além disso a ideia que a mulher feminina é feia, tem pelos, é suja é a coisa mais ridícula de sempre. Tu és bonitas e és feminista, eu sou bonita e sou feminista. As mulheres não devem ter medo de se assumir como feministas com medo de ser considerada bonita ou feia.

    Marta Rodrigues, Majestic

    ResponderExcluir
  5. Se tem uma coisa que me deixa feliz, é quando uma blogueira fala sobre feminismo. Acho digno todas nós falarmos, pra informar e ajudar mais meninas. Acho justo a gente mostrar que mulher feminista é "mulher normal", não é só as minas que tão protestando sem sutiã na rua (e que ta ok se tu não quer protestar assim). Mostrar que estamos todas do mesmo lado.

    Minhas ideias ficaram um pouco desconexas mas acho que deu pra entender que fiquei felizona com esse texto né :D


    (Dica de filme feminista que vai ser lançado: https://www.youtube.com/watch?v=GfeBC1WYLFw )
    Uma por todas, todas por uma.

    Abraço, A.
    Blog Casa Cafeina | DIY e Decoração

    ResponderExcluir
  6. Fico muito feliz em ver pessoas espalhando esse pensamento por aí. Você está certíssima! Já comentei sobre isso no meu blog também (senti que não podia passar despercebido). Sou a favor de direitos iguais! Tanto para mulheres, quanto para gays/lésbicas/trans... É legal passar essa mensagem a diante e provar para você e para todos a sua volta que você pode sim conseguir fazer o que quiser, e não é por ser mulher que vai ser assim ou assado.
    http://laemjupiter.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Prevejo gente me tacando pedras agora, enfim, eu particularmente sou humanista, acho que seria bem melhor se todos se unissem e lutassem por um objetivo único e pela igualdade humana, seja o indivíduo homem ou mulher. Essa opressão contra o sexo feminino de fato existiu e existe, mas continuo acreditando que a opressão contra os menos favorecidos socialmente continua sendo a pior e a mais cruel. Não consigo ver todas as mulheres do mundo apenas como ''vítima'', porque digo e repito para ser excluído de seus direitos basta ser pobre, é uma questão complicada, espero não ser mal interpretada, mas infelizmente quando dou meu ponto de vista para alguma feminista elas geralmente me ofendem e se sentem no direito de me incultir uma ideia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho que concordar com seu comentário, quando vejo posts sobre o feminismo fico com receio de comentar, pq já teve blogueira ~~famosinha ~~ que não só me tratou com indiferença como quis me ridicularizar..
      Sou a favor do feminismo e não do femimiminismo, acho que temos que lutar pela causa sim, mas tbm não enxergo todas as mulheres como vitimas

      Excluir
  8. Muito amor seu post, Nick! Tb fico triste quando vejo as próprias mulheres falando de feminismo como se fosse algo do demônio, tipo, WTF!?!?!?!?!? Eu tb n sou a mais engajada e conhecedora absoluta da causa, mas desde pequena eu sempre questionei meus pais sobre coisas que meu irmão podia fazer pq ele era homem e eu n podia pq era mulher - feminista desde pequena e nem sabia! Haha. As pessoas precisam saber (na verdade, JÁ DEVERIAM SABER) que o feminismo é uma luta pelo direito das mulheres, e não de ódio aos homens. Que a gente precisa de feminismo sim, que tem muita coisa errada sim, e que as coisas precisam SIM mudar muito pra gente ter uma sociedade aonde homens e mulheres sejam considerados como iguais e tenham os mesmos direitos.

    ResponderExcluir
  9. Gostei do texto, você escreve super bem!! Beijos

    www.flormorenamodas.com

    ResponderExcluir
  10. Isso sem contar a diferença de salário entre homens e mulheres com: mesma experiência, mesma formação e mesmo tempo de serviço :(

    Mas é muito ruim também, que existam mulheres que se colocam nessas situações.. no exemplo que você citou algumas vezes no tópico... daí o cara deixa a menina aflita e ela tentou conversar com ele.... daí ouviu que ela é possessiva ou algo assim, conversou uma vez... conversou duas vezes... na terceira conversa se o cara vir com o mesmo papinho termina...

    Isso e mais um milhão de coisas... Sei lá, esse é o tipo de assunto que se eu começar a falar tudo o que penso, vai virar um post dentro do seu e não apenas mais um comentário.. kkk

    ResponderExcluir
  11. Bom nao vou escrever um texto aqui no comentário mais confesso que amei o post. Eu quando vi eu pensei não vou lê esse texto, mais quando comecei vi coisas interessantes. Tudo que você falou é verdade, tipo se alguma menina usa roupa curta está pedindo para ser abusada sexualmente( não queria falar essa palavra, mais é a verdade) que se leva cantada é porque está com roupa curta e isso é muito errado. A realidade é que deveriam ensinar aos meninos que quando a mulher diz "NÃO, SIGNIFICA NÃO MESMO''. Várias coisas também são erradas como a moça falou a cima a questão de trabalho. Enfim é isso amei e ví que foi um post bem interessante que podemos opiniar e você também deu sua opinião. AMEI sua visita lá no meu blog eu fiquei muiiito feliz pois aprecio o seu trabalho. Beijocas ( Não queria fazer um textao, mais deu nisso kkkkkk)

    ResponderExcluir
  12. Uma por todas e todas por uma, sempre! Sou feminista e, apesar de não ser tão engajada na causa no sentido de ler sobre tudo, defendo as mulheres com unhas e dentes! Temos que nos unir para conseguirmos ao menos diminuir gradativamente esse machismo enraizado e que nos é bombardeado diariamente!

    Beijos,
    www.destemidagarota.com

    ResponderExcluir
  13. amando muito seu texto! vamos todas empoderar as mulheres!!! :)

    ResponderExcluir
  14. Adorei o texto, quem fala assim não é gago!
    xoxo
    BLOG // FB PAGE

    ResponderExcluir
  15. Ótimo texto Monique! Temos que lutar pelo feminismo, porque ainda estamos longe de chegar ao ideal para nós, mulheres. Parabéns pelas palavras :)

    http://heyimwiththeband.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Adorei o texto. Ainda existem muitos mitos, preconceito e falta de informação quando se fala em feminismo. Coloquei seu link no meu "links da semana". Beijo
    http://www.belablue.com.br/atualidades/links-da-semana-22/

    ResponderExcluir
  17. Você é o seu texto merecem serem aaudidos de pé (eu meio que estou fazendo isso). Todas as vezes que ouço ou leio algo, principalmente vindo de uma mulher, na qual ela afirma convicta que odeia as feministas a minha vontade é rir, porque vamos combinar estamos em pleno século 21 situações e discursos os quais colocam a mulher como um ser inferior não cabe mais e é por isso que acho tão importante quando uma blogueira ou uma figura pública falam sobre ser feminista, o que é realmente é ser uma porque dessa forma talvez possamos mudar a mente dessa pessoas que ainda não se situaram que já deu é que não vamos mais aceitar sermos colocadas como inferior, pois somos todos humanos.
    Então mais uma vez palmas para você de pé.

    ResponderExcluir